quinta-feira, 17 de setembro de 2015

CCUFG APRESENTA RICARDO HERZ TRIO (SEXTA, 18 DE SETEMBRO, 20H, ENTRADA FRANCA)


O violino reinventado de Ricardo Herz

Após uma longa turnê na Europa, o instrumentista Ricardo Herz promove um show no Centro Cultural UFG, no dia 18 (sexta-feira), numa mistura de ritmos brasileiros e africanos com a improvisação de jazz

Lembra o resfolego da sanfona, parece o ronco da rabeca, mas é violino. E da mais alta qualidade. Esse é o espírito do show “Aqui é o meu Lá – Ricardo Herz Trio” que aporta no Centro Cultural UFG, no dia 18 de setembro, após uma turnê na Europa. Na apresentação, Ricardo Herz parece reinventar o instrumento, ao lado de Pedro Ito (bateria e percussão) e MichiRuzitschka (violão 7 cordas). Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim, entre outros, eles misturam ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz.

As composições são próprias e se dividem entre o repertório do disco Aqui é o Meu Lá com músicas ainda inéditas, que estarão no próximo disco do trio – torcendo a terra. Destacando-se por seu suingue, originalidade e energia, o trio acaba de chegar de uma turnê de 18 shows na França. Desde que lançou seu mais recente trabalho solo, o “Aqui é o meu Lá – Ricardo Herz Trio”, o grupo tem se apresentado nos principais teatros e festivais do Brasil e exterior, com uma contagiante presença de palco.

Solos endiabrados e melodias marcantes fazem do show uma experiência única na música instrumental brasileira. Esses palcos vão desde o Skopje Jazz Festival, na Macedônia; Miri Jazz Festival, na Malásia; Festival Villa Lobos (RJ); Festival Jazz e Blues (CE); Festival Jazz e Blues de Manguinhos (ES); a diversas salas e centros culturais no Brasil e exterior.

O Ricardo Herz Trio foi também o único grupo a representar o Brasil na seleção oficial do Womex – The World Music Expo 2012, em Tessalônica, Grécia, a mais importante feira de “música do mundo”. Igualmente, foi o único grupo brasileiro na Jazz Ahead 2013, em Bremen, Alemanha, uma das maiores feiras do mundo na área do jazz.


Sobre o músico


Graduado em violino erudito pela USP, sua sólida formação vem da renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e da Centre des Musiques Didier Lockwood, escola do violinista francês Didier Lockwood, uma lenda do violino jazz. Com Lockwood, Herz tocou nas principais capitais brasileiras durante as celebrações do Ano da França no Brasil. Após viver nove anos na França, o violinista levou sua música para os quatro cantos do mundo: tocou em Festivais na Malásia, no México, na Holanda, em clubes de Jazz na Rússia, em Israel, na Dinamarca e gravou com músicos de diversos países.

De volta ao Brasil em 2010, Herz tem participado de muitos projetos e colaborado com músicos de todo o país. Em 2011, se apresentou como solista ao lado de Dominguinhos, abrindo a temporada anual da Orquestra Jazz Sinfônica no Auditório Ibirapuera. Formou um duo com o vibrafonista, multinstrumentista e compositor mineiro Antonio Loureiro (com quem acaba de lançar um CD) e foi selecionado no Rumos Música 2010-2012, do Itaú Cultural, onde nasceu mais um duo, dessa vez com o gaúcho Samuca do Acordeon. Com a camerata Cantilena Ensemble tem tocado o repertório do seu disco infantil. Ricardo também tem dedicado parte de seu tempo no ensino e difusão do violino popular. 

Atualmente apresenta-se com o Ricardo Herz Trio no Brasil e no exterior com o repertório do “Aqui é o meu lá” e músicas inéditas, dedica-se também ao lançamento do seu CD em duo de violino e vibrafone “Herz e Loureiro”, com o vibrafonista e compositor mineiro Antonio Loureiro e ao lançamento de seu CD em duo com Samuca do Acordeon.

ANOTE

Ricardo Herz Trio
Data: 18 de setembro
Horário: 20h
Local: Centro Cultural UFG
Entrada Franca

Contatos para imprensa
Clenon Ferreira (Agência Cajá) – 62 81143545
cajacomunicacao@gmaill.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário