quinta-feira, 26 de março de 2015

1º Seminário de Iluminação Cênica de Goiás, de 31 de março a 02 de abril de 2015 no Centro Cultural da UFG






Entre os dias 31/03/2015 e 02/04/2015, o Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (Campus 1, Praça Universitária) recebe o 1º Seminário de Iluminação Cênica, com entrada gratuita. Saiba mais sobre o evento e confira a programação completa:


APRESENTAÇÃO

Nos últimos anos, o mercado de Iluminação Cênica em Goiás tem crescido rapidamente com a construção de novas salas teatrais, com o surgimento de mecanismo de incentivos culturais e com a expansão de festivais artísticos, além de outras iniciativas empresariais corporativas. No entanto, o acesso a informações técnicas em Goiás é deficitário e a formação de novos profissionais Iluminadores não tem acompanhado o crescimento das produções locais, dadas as necessidades do nosso mercado interno.

Considerando esse panorama, O 1º Seminário de Iluminação Cênica de Goiás tem como propósito principal fomentar o processo de formação dos Iluminadores goianos, possibilitando acesso ao conhecimento técnico praticado por profissionais convidados de renome nacional. Além disso, tem-se em vista criar um ambiente de troca de experiências, aproximação de vínculos profissionais e melhoria dos desempenhos técnico e criativo.

Este seminário pretende ser o primeiro de vários futuros encontros. Foi pensado, portanto, como uma tentativa de encurtar a distância que existe entre os Iluminadores de Goiás e os Iluminadores de outros estado da nação, a citar: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador entre outros. Esta distância se refere basicamente às questões tecnológicas e à experiência em grandes produções artísticas. Logo, com este novo fórum de trocas de experiências e de diálogos, acreditamos que tal iniciativa proporcionará aos profissionais goianos oportunidades para realização de suporte técnico tanto na esfera local quanto nacional.

A ser realizado entre os dias 31/03/2015 e 02/04/2015 no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (Campus 1, Praça Universitária), o seminário contará com um ciclo de palestras com Iluminadores convidados e um Workshop de Programação e operação de mesa de luz digital Grand MA Light.

PROGRAMAÇÃO

DIA 31/03/2015

- Workshop Mesa Grand MA Light – Paulo Lebrão – 08:00 às 12:00

- Palestra: Mercado de Trabalho de Iluminação no Brasil – Luiz Nobre – 14:00 às 16:30

- Palestra: Conceito de Iluminação Cênica – Roberto Gil de Camargo – 16:45 às 19:00

* * * * *

DIA 01/04/2015

- Workshop Mesa Grand MA Light – Paulo Lebrão – 08:00 às 12:00

- Palestra: Iluminação e Novas Tecnologias – Robson Rapoza – 14:00 às 16:30

- Palestra: Iluminação e Novas Tecnologias – Rogério Wiltgen – 16:45 às 19:00

* * * * *

Dia 02/04/2015

- Workshop Mesa Grand MA Light – Paulo Lebrão – 08:00 às 12:00

- Palestra: Processo de Criação de um Projeto de Luz Cênica – Teatro – Dança – Shows – Jorginho de Carvalho – 14:00 às 16:30

- Palestra: Sobre o porque não reduzir a iluminação a um recurso de cosmetização do corpo em cena - Kleber Damaso – 16:45 às 19:00

- Palestra de encerramento: Mesa Redonda sobre os Temas Abordados no Evento com Todos os Palestrantes Convidados - 19:15 às 20:30

* * * * *

Saiba mais visitando o site oficial:
http://1selumigoias.org/























Serviço:
1º Seminário de Iluminação Cênica de Goiás
Data: 31 de março a 2 de abril (terça-feira a quinta-feira)
Local: Centro Cultural UFG - Av. Universitária, 1533, Setor Universitária
Entrada Gratuita

sexta-feira, 20 de março de 2015

Confira a programação do PERRO LOCO 5 que inicia na segunda-feira


Festival de Cinema Universitário Latino-Americano PERRO LOCO 5 (24 a 28 de março)

O Centro Cultural UFG recebe, nos dias 24 a 28 de março (segunda-feira a sábado), o Festival de Cinema Universitário Latino-Americano PERRO LOCO 5, com entrada gratuita.
Serviço:
Festival de Cinema Universitário Latino-Americano PERRO LOCO 5
Data: 24 a 28 de março (segunda-feira a sábado)
Horário: ver programação www.perroloco.com.br
Local: Centro Cultural UFG - Av. Universitária, 1533, Setor Universitária
Entrada Gratuita


terça-feira, 17 de março de 2015

Lançamento do CD "Sonatas" de Eduardo Meirinhos 19 de março às 20h


No recital de lançamento do CD "Sonatas" você terá a oportunidade de conhecer e apreciar música clássica de qualidade composta e interpretada por Eduardo Meirinhos. 
Professor da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, o violonista acumula diversas premiações em sua formação continuada. 
Não perca!

segunda-feira, 9 de março de 2015

Lançamento do CD "Sonatas" de Eduardo Meirinhos

Exibindo Cartaz.jpg

O Centro Cultural UFG apresenta o recital de lançamento do CD "Sonatas" de Eduardo Meirinhos, dia 19 de março, quinta-feira, as 20h, com  entrada gratuita. 

Eduardo Meirinhos é violonista clássico com performances que se estendem por diversos países da América do Sul, da Europa e Estados Unidos. Recebeu inúmeras premiações em concursos, incluíndo VI Premio Eldorado de Música (São Paulo,1991), I Concurso de Violão de Araçatuba (Araçatuba,1990), IV Concurso de Música Erudita Brasileira (São Paulo, 1978), Concurso de composição Troféu Bach (1981, 82, 83).  Formou-se na Alemanha na Staatliche Hochschule für Musik und Theater Hannover em 1989. Concluiu seu mestrado em musicologia pelo Departamento de Musica da USP (Universidade São Paulo) em 1997 e em 2002 obteve o título de doutor em música-performance (DM - Doctor of Music) na Florida, EUA, na School of Music da Florida State UniversityEduardo é professor efetivo de violão na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, UFG, onde leciona Violão, Música de Câmara e Literatura Violonística, além de fazer parte do programa de pós-graduação da escola, onde atua como orientador e professor de disciplinas. Eduardo foi diretor da Escola no período de 2007 a 2010. Atuou em 2013 como Diretor Técnico da Orquestra e Coro Sinfônicos, Banda de Música e Banda Marcial do município de Goiânia. Dentre suas iniciativas inclui-se a 1ª performance mundial da peça Lisistrati do compositor grego Nikos Platirrachos, 1ª performance mundial de Laudate Dominae, Toada Triste, Um tranquilo Entardecer e Cantiga de Ninar do compositor brasileiro Siegfried Schmidt e 1ª performance nacional de Variations sur un Theme de Django Reinhardt do compositor cubano Leo Brouwer, Em 1997 gravou o CD Radamés Gnattali, Sonatas e Sonatinas. Em 2007 lançou o CD solo Eduardo Meirinhos em Recital. Agora em 2015 está lançando o CD solo Sonatas por Eduardo Meirinhos.

Programa:

Villa-Lobos, Heitor                           Prelúdio No. 1
            (1887-1959)                              Prelúdio No. 2
                                                           Prelúdio No. 3
                                                           Prelúdio No. 4
                                                           Prelúdio No. 5

Guerra Peixe, Cesar                       Sonata          
(1914-1993)                             
* Allegro
                                                           * Largetto
                                                           * Vivassícimo


Miranda, Ronaldo                            Appassionata
(1948-)


Duarte, John W.                               Variations on a Catalan Folk Song Op. 25
            (1919-2004)                                                      (Canco del Lladra)


Serviço:
Lançamento do CD "Sonatas" - Eduardo Meirinhos
Data: 19 de março de 2015 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Centro Cultural UFG - Av. Universitária, 1533, Setor Universitária
Entrada Gratuita



Encerramento da Semana do Calouro

No dia 6 de março (sexta), o Centro Acadêmico XI de Maio (CAXIM), da faculdade de Direito da UFG, encerrou sua “Semana do Calouro” no Centro Cultural UFG. O evento contou com as apresentações da banda Atlética Mafiosa da Faculdade de Direito, banda Components e com o show da dupla João Victor e Matheus. A semana contou com uma programação intensa de palestras, oficinas, apresentações culturais e participação formal do reitor da UFG Dr. Orlando Afonso Valle do Amaral.