sexta-feira, 20 de abril de 2012

Concertos UFG: DUO DE VIOLINO E PIANO - Netanel Draiblate, violino Mauro Bertoli, piano

Dia 22 de abril de 2012
Domingo - 11 horas
Centro Cultural UFG
Avenida Universitária 1533, setor Universitário
Entrada Franca

Coordenação Geral: Gyovana Carneiro
Direção Artística: Ana Flávia Frazão

Netanel Draiblate, violino
Mauro Bertoli, piano


PROGRAMA

J.Brahms (1833-1897)
Scherzo em do menor

L. Van Beethoven (1770-1827)
Sonata op.24 N.5 em Fa Maior “Primavera”
Allegro
Adagio molto espressivo
Scherzo: Allegro molto
Rondo: Allegro ma non troppo

E. Grieg (1843-1907)
Sonata op.3 N.1 em Fa Maior
Allegro con brio
Allegretto quasi Andantino
Allegro molto vivace

Netanel Draiblate, violino
Em seu segundo ano como spalla da Orquestra Sinfônica de Annapolis, é um competente e promissor violinista. Sua rica e variada experiência orquestral inclui convites regulares para as posições de concertino na Orquestra West-Eastern Divan sob a direção do Maestro Daniel Barenboim, da Orquestra dos Solistas de Tel-Aviv, bem como a posição de spalla da Orquestra Mundial da Juventude, Orquestra Sinfônica Thelma Yellin, Orquestra Sinfônica de Lancaster (PA ), Filarmônica Jovem de Israel, Sinfônica da Faculdade de Artes de Chicago, Orquestra Sinfônica Peabody e da Orquestra Sinfônica da Universidade de Maryland.Também atuou como spalla associado da Sinfônica de Lancaster. Como solista, se apresentou em sua estréia no Carnegie Hall com a Orquestra Sinfônica Americana em 2008. Também solou acompanhado pelas seguintes orquestras: Orquestra de Câmara de Israel, Filarmônica de Bergen (NJ), Orquestra Sinfônica de Lancaster em 2012, Orquestra do Concerto de Baltimore em 2011, Orquestra Sinfônica de Ashdod, Orquestra Sinfônica de Rishon Le Zion, Orquestra Sinfônica Thelma Yellin, Orquestra Sinfônica da Universidade de Maryland, Orquestra Mundial da Juventude, e na Turquia, com a Orquestra Sinfônica de Bursa. Além disso, participou da turnê pela China como solista da Orquestra de Câmara de Baltimore. Em 2003, Netanel colaborou com personalidades como Pinchas Zukerman,Yo-Yo Ma, Itzhak Perlman, Jaime Laredo e Lin Cho Liang em um concerto de gala no Carnegie Hall. Apresentou recitais de música de câmara em Israel, EUA, Argentina, Brasil, Espanha, Suíça, Suécia, Noruega, França, Bélgica, Alemanha e Itália.Estudou com os renomados violinistas Pamela Frank, Blutner Val, Hagai Shaham, Shmuel Ashkenazi e David Salness. Participou de master classes com Isaac Stern, Dorothy Delay, Pinchas Zukerman, Zachar Bron e Miriam Fried. Ganhou o Primeiro Prêmio no Concurso Solo da Academia de Jerusalém (1998), o Concurso de Ben-Haim (1995), foi finalista no Concurso de Jovens Artistas em Haifa (1999), e um prêmio no Concurso do Conservatório de Peabody Gordon Yale (2006). Como professor, recebe convites regulares para ensinar no Festival Internacional West Branch, no Festival de Música da Endless Mountain e na Orquestra Mundial da Juventude.



Mauro Bertoli, piano
Nascido na Itália, vencedor de vários concursos internacionais, estabeleceu-se no palco internacional e tem sido elogiado pela imprensa por sua técnica admirável e sua sensibilidade excepcional. Se apresentou em importantes salas de concerto e festivais como o Teatro "La Fenice" em Veneza, Auditório "S. Cecilia" em Roma, Teatro Verdi em Milão, Sala de Concerto de Beijing, Festival Internacional Arturo Benedetti Michelangeli de Beijing, Festival Internacional de Música de Câmara de Otawa, Festival de Música de Câmara Kitchener-Waterloo, em toda a Europa, América do Norte, Israel, Brasil e China. Solou com orquestras como a Filarmônica Italiana, Orquestra do Teatro Olímpico de Vicenza, Orquestra Sinfônica de Palm Beach, Orquestra Festival Texas, Orquestra da Universidade de Ottawa conduzida por Philippe Entremont, Orquestra "Coccia" de Novara, Orquestra de Câmara de Brescia para citar algumas. Suas gravações foram transmitidas na CBC Radio, Radio Clássica Bresciana, Rádio Clássica de Milão, entre outras. Além de atuar em carreira solo, Mauro tem intensa atividade camerística. Na temporada 2011/12 irá se apresentar para Associação de Concertos Muskoka, Cores da Música de Barrie. Também se apresentará com a Orquestra Sinfônica de Oakville e a Sinfônica de Kamloops, entre outras. Em sua última colaboração com o violinista David Wolfgang tocou todas as sonatas para violino de Beethoven, da qual recebeu aclamação de público e imprensa. Recebeu sua educação musical na Academia de Música G. Verdi de Milão, na Academia de Santa Cecilia em Roma, na Fundação R.Romanini em Brescia, no Royal College of Music em Estocolmo, em Bruxelas (ICPA - Certificado Internacional de Artistas de piano) e na Ecole Normale de Musique A. Cortot em Paris. Ganhou o "Prêmio Giuseppe Sinopoli” em 2006, o prestigioso prêmio italiano concedido pessoalmente por Giorgio Napolitano, o presidente da República Italiana. Mauro Bertoli estudou com Sergio Marengoni, Sergio Perticaroli, Nelson Delle Vigne e Mats Widlund. Também participou de masterclasses com Alexis Weissenberg, François-René Duchable, Michel Beroff, Robert Roux, Sthépane Lemelin, Clidat France, Bruno Canino, Andrea Lucchesini, Mario Brunello, Franco Rossi. Mauro Bertoli é professor de piano Associado do Departamento de Música da Universidade de Carleton, em Ottawa.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ögmundur Thór Jóhannesson - Islândia-Recital



15 de Abril de 2012 no Centro Cultural UFG

Ögmundur Thór Jóhannesson nasceu em Reykjavík em 1980. Começou a estudar violão clássico aos 10 anos de idade, e terminou os seus estudos musicais na Islândia, com honras, em maio de 2000.
Cumpriu estudos privados na "Escola Luthier d'artes musical", em Barcelona, Espanha, de 2000 a 2002, com Arnaldur Arnarsson, Ricardo Gallen, Alex Garrobé e Sadahiro Otani, entre outros.
Graduou-se em junho de 2008, na Universidade Mozarteum em Salzburg, na Áustria. Lá, sob a orientação de Marco Diaz-Tamayo, terminou o seu bacharelado e mestrado com distinção. Atualmente estuda com o professor Carlo Marchione no conservatório de Maastricht.
Johannesson recebeu vários prêmios e reconhecimentos, como Grant Salário Artista por 9 meses do governo islandês para 2010, prêmios do Movimento Rotary islandês em janeiro de 2009, da Instituição Jean Pierre Jaquillat em 2005, e dois outros prêmios artísticos no mesmo ano a partir na Islândia. Em 2003 ele ganhou o segundo prêmio no II International Agustin Barrios Competition, em Lambesc, França (primeiro prêmio não foi concedido). Em 2001, foi finalista no VII International Guitar Competition Andres Segovia, em Linares, Espanha.
Ele foi convidado para tocar em vários festivais de música e concertos nos EUA (Mostly Nordic Chamber Music Series, Seattle), Índia (Blue Frog, em Mumbai), Inglaterra (Londres), França (Islande-Provence), Áustria (Fratres e Trigonale) , Alemanha, e Rússia (São Petersburgo). Em 2008 tocou a estreia da Sonata de Karolina Eiríksdóttir em Paris, França, obra esta dedicada a ele. Recebeu excelentes críticas do dembl.is, de ambos os seus recitais no Tíbrá Concert Series, na Islândia em 2005 e 2008: "... Ögmundur é um guitarrista incrível", "... técnica e Segurança emocional ... profundidade ... convincente ... com fogo ...guitarrista de grande expectativa ... "
Ministrou masterclasses na Iceland Academy of Arts e na Universidade de Washington, e esteve presente em vários cursos com Aniello Desiderio, Costas Cotsiolis Joaquín Clerch , Thomas Müller Pering, Pavel Steidl, Manuel Barrueco, David Russell, entre outros.
Ögmundur atualmente vive em Berlim, na Alemanha, onde trabalha como músico freelance ensinando em vários institutos e apresentando-se regularmente como solista e com grupos de câmara.
Ögmundur Þór Jóhannesson conta com o apoio do WGC – Worldwide Guitar Connections para seus concertos de música nova islandesa no
Brasil.

Série GOVIO – Örgmundur Thor Johannesson,

Dia: 15 de abril de 2012 (domingo)
Horário: 11h
Local: Centro Cultural UFG – Praça Universitária
Realização: GOVIO/PROEC-UFG

Ingressos: R$ 20,00 (inteira)/R$ 10,00 (meia)