segunda-feira, 1 de junho de 2015

Centro Cultural UFG apresenta PROJETO MAZOMBO (02 de Junho de 2015)


CCUFG APRESENTA:

PROJETO MAZOMBO
02 DE JUNHO (TERÇA-FEIRA) ÀS 20H

O Projeto MAZOMBO surge como um tesouro enterrado em chão de terra vermelha, um trabalho artístico que nasceu da busca de Hugo Vaz Correia por aquilo que significa ser goiano metropolitano. Ele, um estudioso da cultura e entusiasta da linguagem, ao lado do cantor e compositor Lucas Adorno, concebeu o projeto que se tornou um registro musical extremamente sincrético e rico em poesia, ritmos, melodias e texturas. O Projeto MAZOMBO se completa com os percussionistas Danilo Rosolem e Thiago Verano, fundadores do grupo VIDA SECA, que constroem instrumentos musicais a partir de sucata; Pedro Bernardi, bacharel em violão clássico pela UFG e mestrando em musicologia pela mesma instituição; e André Pettersen, licenciado em música pela UFG e professor de violão e contrabaixo. Estes seis homens juntos fazem música para se ouvir com os olhos e poesia pra se ler com a boca. Sentir, sinta quem senta. Sentar, senta quem ouva.


O palco é o navio clandestino em que viajam os mensageiros, seis mazombos, trazendo palavra perdida no vento leste que soprou do mar, veio lá do velho mundo e aqui criou lugar. Cidade. Poesia e música entre os fios de eletricidade. Violões, guitarras elétricas, contras e baixos, ritmaria do lixo percussivo e do couro dos tambores, silvos chilros e floreios...ah! e vozes. O espetáculo que o Projeto MAZOMBO propõe consiste na apresentação das canções que compõem o documento musical que gravaram em 2013, um álbum que dá continuidade ao processo de construção da identidade goiana metro- politana já posto em curso por artistas goianos desde há algumas décadas. Além disso, o grupo se propõe a compor uma canção no palco a partir de um tema sugerido pela pla- téia, improvisando ritmo, melodia e letra e brindando o público com uma experiência musical que será exclusiva daquela noite. Cada noite é uma.

“MAZOMBO” é termo africano cunhado no Brasil, filho de europeus nascidos cá na colônia. Que caos na cabeça do bicho! Educado à portuguesa, vestes longas e quentes, barba e tudo, enfurnado nesse entretrópicos de rachar os tomates.

Página do evento no Facebook

Arte do Projeto Mazombo

OUÇA:


E-mail de contato com o grupo: projetomazombo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário