segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Gambito Budapeste - Nina Becker e Marcelo Callado lançam disco juntos


O Centro Cultural UFG -Pro-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC-UFG), em parceria com A Construtora - Música e Cultura e patrocínio da Consciente Construtora,  apresentam  o show de Gambito Budapeste com  Nina Becker e Marcelo Callado (RJcom abertura de  NIELA (GO) na série: "Música Consciente", dia 08 de outubro as  21h, no Centro Cultural UFG.

Gambito Budapeste
Nina Becker e Marcelo Callado lançam disco juntos

Gambito Budapeste tem sabor, aroma, luminosidade. Gravado na intimidade de seu apartamento no Rio de Janeiro, próximo ao mar, é um disco feito de momentos que revelam os cantinhos e particularidades de um casal. Com apenas um microfone, um laptop e um Garage Band, software muito acessível, Gambito foi construído com carinhos, saudade, reconciliações, encontros e desencontros. Um disco que celebra a união entre dois artistas.

Nina Becker (de Azul e Vermelho e da Orquestra Imperial) e seu ex-baterista e atual marido Marcelo Callado (também baterista da banda Cê, de Caetano Veloso, e do grupo Do Amor), reuniram doze faixas compostas pela dupla, entre baladas (Packing to leaveSaudade Vem, De cor, coração), poesias musicadas (Nuvem), blues torto (Blues), samba (Sem Lei), country-rock (Cadê você) e rock doidão (Futuro). Somadas às doze autorais, Armei a Rede é a única intrusa: composta por Assis Valente, conquistou os dois desde que Nina encontrou a música em um arquivo quando participava, ao lado de Moreno Veloso, de um projeto em homenagem os 100 anos do compositor baiano.

O caráter autorreferente das canções da dupla foi inevitável, como em Marco Zero, onde Nina, lendo parte de uma antiga letra escrita por Marcelo, descobriu que ela falava exatamente sobre o momento em que se deu o encontro dos dois no carnaval de Recife. E a harmonia de Marcelo que ganhou letra e melodia de Nina, Tucanos, feita no começo do namoro, na varanda do antigo apartamento dela no Jardim Botânico, por onde frequentemente passavam tucanos, grilos e bem-te-vis. Há também as que se referem ao nascimento da filha, novo ente da família que eles esperam para setembro, Futuro e De cor, coração.

A produção do disco é uma parceria entre Marcelo e Carlos Eduardo Miranda. Segundo Nina, "Marcelo trouxe muita inspiração, e mais horas e horas de madrugada mexendo nos arquivos que a gente gravava. Ele tem um jeito meio desencanado de fazer música que transparece no disco". Para Marcelo, "a beleza desse encontro de produtores foi a experiência e sapiência do Miranda, com o meu frescor e o pouco medo de errar e experimentar".

Já para Miranda, "a experiência ainda tímida deles, aliada à vontade e ao talento da dupla permitiram um processo criativo único. Quando vieram me mostrar as demos do disco  realizadas nesse modo caseiro, vi tantas possibilidades que logo me veio à cabeça um processo de gravação que valorizaria as emoções, os sentimentos, os detalhes, cada momento da vida do casal. Minha única regra era: 'celebrem cada momento de vida bem vivida, cada raio de sol que bate na janela, cada visita instigante transformando-os em música'. Esse modus operandi permitiu chegar a uma sonoridade louca, ousada e apaixonada. As arestas iam sendo aparadas em visitas minhas à casa deles ou alguma vinda deles, que inclusive têm a chave do meu apartamento, aqui em São Paulo, num clima de total intimidade".

A intimidade do casal também recebeu outras visitas especiais, como os casais Leticia Novaes & Lucas Vasconcellos (da banda Letuce) Mariano Marovatto & Alice Sant’Anna, recheando com coro e palmas as faixas Essa Menina e Marco Zero; além do amigo e violista clássico dinamarquês Asbjørn Nørgaard em Blues e Só e Rubinho Jacobina no piano em Sem Lei.

Mantendo o clima de familiaridade: o disco foi finalizado no YB Studio, mesma "casa" onde foram gerados Azul e Vermelho. Lá, todos os timbres originais rudes, frágeis, robustos, nervosos e magicamente imperfeitos daquele único microfone foram maximizados pela mixagem de Carlos "Cacá" Lima, o homem responsável pela sonoridade de grande fatia da nova musica popular brasileira, que passa cotidianamente por seu estúdio. 

O lançamento do disco acontecerá em julho no Rio e em agosto em São Paulo.

Vale explicar:
Gambito Budapeste, além de uma jogada sinistra de xadrez, é também um apelido carinhoso do casal. Dizem que assim se chama quem tem as pernas muito finas.

SERVIÇO:
Série “MÚSICA CONSCIENTE” - Gambito Budapeste com  Nina Becker e Marcelo Callado (RJ 
Abertura: NIELA (GO)
DATA: 08 de outubro de 2013
Horário: 21h
Local: Centro Cultural UFG
Ingressos: R$ 20,00 (inteira)
                   R$ 10,00 (meia)
Realização: PROEC-UFG
                    A Construtora - Música e Cultura
Patrocínio: Consciente Construtora
Apoio: Glória Bar Restaurante, Tribo Restaurante e Harmonia Musical

Nenhum comentário:

Postar um comentário