quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Série Músicas - Tetê Espíndola (MS)


Tetê Espíndola
Data: 29 de outubro de 2013 - terça-feira
Horário: 21h
Local: Centro Cultural UFG - Praça Universitária
R$ 20,00 (inteira)/R$ 10,00 (meia)
Postos de Vendas: Livraria da UFG e Restaurante TRIBO
Apoio: Glória Bar e Restaurante


Pioneira do regionalismo nos grandes centros, a sulmatogrossense Tetê Espíndola chegou a São Paulo no final dos anos 70. Com três dos seus sete irmãos (Geraldo, Celito e Alzira), lançou o LP “Tetê e o Lírio Selvagem” em 78, pela Polygram, iniciando aí um caminho discográfico marcado pela inquietude, ousadia e experimentalismo. Dois anos depois (1980), foi a vez de “Piraretã”, seu primeiro álbum solo. Nele, a estréia de Almir Sater em estúdio e a primeira composição gravada de Arrigo Barnabé, “Tamarana”, parceria com seu irmão, Paulo. “Vida Cigana”, de Geraldo Espíndola, se tornou um carro chefe, presença constante em seus espetáculos, mas do repertório do disco, também faziam parte as releituras (sempre personalíssimas) de “O Cio da Terra” e “Refazenda”. O encontro com Arrigo, fundamental para ambos, foi sacramentado na valsa “Londrina”, apresentada no MPB Shell 81, uma das primeiras aparições televisivas da chamada “Vanguarda Paulista” em rede nacional, e lançada em compacto simples. Em 1982, o LP “Pássaros na Garganta” (Som da Gente), tornou-se um marco em sua carreira e nesta música contemporânea e diferenciada . Batizado com o comentário do poeta Augusto de Campos, que se fascinara com a voz de Tetê, o álbum completa 30 anos e terá um relançamento em CD em 2012. Dele, destacam-se “Ibiporã” (de Arrigo) e “Sertaneja”, valsa lançada por Orlando Silva que Tetê tomou para si numa interpretação muito elogiada.
O contato com a popularidade e grande vendagem/execução aconteceu em 1985, quando venceu o “Festival dos Festivais”, promovido pela Rede Globo, com “Escrito nas Estrelas”, de Arnaldo Black e Carlos Rennó, lançada em Disco Mix, cuja lado B remetia, mais uma vez, à memória musical, através do clássico “Linda Flor” (Ai Ioiô). No ano seguinte, o LP Gaiola” trouxe um inspirado dueto com Ney Matogrosso na aliterante “Na Chapada”, dela e Carlos Rennó. “Pô, Amar é Importante”, de Hermelino Neder, foi também hit radiofônico e trilha do longa metragem “Cidade Oculta”, gravada com Arrigo. O cinema é capitulo especial em sua caminhada. Já em 1987, ela contracenara na telona com a principal personagem de Mauricio de Souza, em “Monica e a Sereia do Rio”, que trazia criações suas e de Arnaldo Black, entre as quais, “Coração Doidinho”. A pesquisa sobre os sons dos pássaros da Amazônia e do Pantanal, premiada pela Fundação Vitae, resultou no disco independente “Ouvir” (1991), e a levou a vários cantos do Brasil com suas canções instrumentais vocais, sem letra. A partir dessa pesquisa de emissões com sons naturais, tetê nas suas apresentações pelo mundo  convida a platéia à soltar a voz como passarinho, criando assim um lúdico brejo percussivo –melódico, tornando o seu show mais interativo e ecológico.
Baladas como “Ajoelha e Reza” e “Nossos Momentos”, da lavra de Black/Rennó foram gravadas no CD “Só Tetê” (Cameratti/1994), com direção musical de.....Arrigo Barnabé. “Canção do Amor”, “Anahí” (delicado álbum dividido com Alzira E repleto de canções da fronteira), “Voz, Voix, Voice” e “Zen Cinema” são discos marcantes, consumidos por um público atento e fiel , e o coletivo “Espíndola Canta” reuniu gerações distintas deste clã musical em “Poema da Lesma”, de Tetê e Manoel de Barros. “Evaporar” (2007), trabalho acústico gravado ao vivo em sua  Campo Grande natal, incluía apenas composições próprias, como “Amor de Graça” e retoma o fio da meada, onde tudo começou.
É esta trajetória fonográfica que soma mais de 35 anos da melhor estranheza, inconformismo e dessemelhança, que a artista reúne num show comemorativo, para ouvidos afinados, curiosos e, acima de tudo, sensíveis.
Atualmente, TT está finalizando projeto de novo álbum, que conta com uma reedição do LP Pássaros na Garganta (que completou 30 anos em 2012) e com um disco com canções inéditas e autorais, que conta com a participação especial de 12 grandes instrumentistas brasileiros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário